quinta-feira, 16 de abril de 2009

A imagem que você vê não é nada?

Nos últimos dois dias, escrevi um roteiro de ficção para a Confederação Nacional do Transporte (CNT), sobre um caminhoneiro pedófilo que quase manteve relações sexuais com a própria filha, que ele conhecera dias atrás, e só por foto. Só mais um curta-metragem a que ninguém vai assistir...

Não saber nem quando nem se vou receber pelo roteiro - sina do freelancer - dói menos do que não saber se o que a mídia diz que é verdade realmente o é. Não, não estou destilando meu ódio contra jornalistas e afins, mais uma vez. Ou estou?

Bem, quero falar dos chamados "piratas da Somália", valendo-me da nomenclatura de que os meios de comunicação se valem para narrar histórias e faturar dinheiro. Mais uma vez, trata-se de um revés do "mito de Sherazade": a sina do jornalista, filho da pauta e dos interesses editoriais que pagam suas contas.

Não assisti a nada nem li uma linha na imprensa brasileira, ainda, dizendo que os "piratas da Somália" se autodenominam "Guarda Costeira Voluntária da Somália" e lutam contra a pesca predatória levada a cabo por europeus na costa daquele país africano. Afinal, seus pescadores tradicionais passam fome, à mercê de pesqueiros europeus que superexploram o pescado somali, para abastecer restaurantes e conquistar paladares refinados na Europa.

O que você, playboy brasileiro com sobrenome gringo, supostamente engajado em favor de minorias raciais e sociais, politicamente correto, faria se o litoral do seu país fosse destino de lixo nuclear europeu? E quando seus filhos começassem a nascer com deformidades, e mais de 300 de seus compatriotas fossem vítimas fatais dessa contaminação? Você apelaria à ONU ou se valeria de seu direito legítimo à insurreição?

Todo apoio aos "piratas da Somália"! Que a Guarda Costeira Voluntária da Somália enforque o capitão nas tripas do próximo saqueador capturado...

Quem quiser consubstanciar suas opiniões: dois artigos, um britânico e um estadunidense, e um editorial somali, para quem entende inglês.

The Independent - Reino Unido (05.01.09)

WardheerNews - Somália (07.12.08)

Newsweek - EUA (08.12.08)

Esse último artigo, da Newsweek, caiu em prova de Nível Superior da ANTAQ, no último dia 5 de abril.

Nenhum comentário: